quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Ética? Onde?

Ética é um tema não polêmico, porém que causa certo desgosto ao se discutir. O conceito é de difícil definição e, generalizando, é um código de conduta moral de determinada cultura.
Nesse sentido, é interessante relevar que a grande maioria das pessoas é hipócrita o suficiente para dissertar e criticar sobre o tema, quando os mesmos transgridem o conjunto de obrigações imaginárias. Portanto, não sendo algo que possa haver sanções, como a quebra de leis civis, muitos indivíduos não se comprometem com a execução disso.
O mundo está caótico o suficiente para querer que seus habitantes vivam respeitando algo que varia de lugar a lugar, de pessoa a pessoa. Por isso, podemos dizer que é desprezível para ele? Não, pois, se abandonarmos o contexto globalizado, notamos que isso exerce influência logo na base de formação do indivíduo, que aprende e age de acordo com o paradigma social em que vive. Ainda cabe destacar que o respeito nas relações interpessoais é peça-chave, uma vez que ela abre espaço para crescermos de fato como seres humanos.
É engraçado como o mundo nada faz se George W. Bush quer brincar de guerra; e, ao invés de nos centrarmos em coisas mais importantes, só queremos saber do “Caso Isabella”. Ao mesmo tempo em que falta ética em coisas pacatas, como na realização de cirurgias em Testemunhas de Jeová, falta muito em nosso Brasil, onde um pouco mais de ética iluminaria nossos políticos e cidadãos.

Gabriel de Souza Pentiado, aluno do 2º do Colégio G10.In: XXIX Concurso Literário Municipal 2008. Prêmio: Menção Honrosa no gênero crônica.

Nenhum comentário: