quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

TEMA DE REDAÇÃO - Col. Fátima - TURMA 231 (26/02/2009)

TEMA 1

OS DESENCONTROS DO AMOR

• INSTRUÇÕES:

• Leia atentamente os textos, refletindo sobre as propostas feitas a si mesmo, depois de uma forte desilusão amorosa. Procure escrever um texto DISSERTATIVO interessante, evitando a autopiedade e valorizando o que você aprendeu com o fato.

TEXTO 1

PEQUENO CONCERTO QUE VIROU CANÇÃO

Não, não há por que mentir ou esconder
A dor que foi maior do que é capaz meu coração
Não, nem há por que seguir cantando só para explicar
Não vai nunca entender de amor quem nunca soube amar
Ah, eu vou voltar pra mim
Seguir sozinho assim
Até me consumir ou consumir toda essa dor
Até sentir de novo o coração capaz de amor

VANDRÉ, Geraldo. “Pequeno concerto que virou canção”

TEXTO 2

Vou tirar você do dicionário

Vou tirar do dicionário
A palavra você
Vou trocá-la em miúdos
Mudar meu vocabulário
E no seu lugar
Vou colocar outro absurdo
Eu vou tirar suas impressões digitais da minha pele
Tirar seu cheiro dos meus lençóis
O seu rosto do meu gosto
Eu vou atirar você de letra
Nem que tenha que inventar outra gramática
Eu vou tirar você de mim
Assim que descobrir
Com quantos não se faz um sim
Eu vou atirar o sentimento do meu pensamento
Sua imagem e semelhança
Vou parar o movimento
A qualquer momento procurar outra lembrança
Eu vou tirar, vou limar de uma vez
Sua voz dos meus ouvidos
Eu vou tirar você e eu de nós
O dito pelo não tido
Eu vou atirar você de letra
Nem que tenha que inventar outra gramática
Eu vou tirar você de mim
Assim que descobrir
Com quantos não se faz um sim


Itamar Assunção e Alice. In: DUNCAN, Zélia. Intimidade.

TEMA 2

COMIDA.

• INSTRUÇÕES

• Leia atentamente os textos que seguem e elabore uma DISSERTAÇÃO em que você desenvolve as reivindicações e as idéias que o texto e a foto sugerem, justificando sua posição. Procure em seu texto corresponder à intensidade das situações apresentadas.

TEXTO 1



TEXTO 2


COMIDA


bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de quê?
você tem fome de quê?
a gente não quer só comida,
a gente quer comida, diversão e arte.
a gente não quer só comida,
a gente quer saída para qualquer parte.
a gente não quer só comida,
a gente quer bebida, diversão, balé.
a gente não quer só comida,
a gente quer a vida como a vida quer.
bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de quê?
você tem fome de quê?
a gente não quer só comer,
a gente quer comer e fazer amor.
a agente não quer só comer,
a gente quer prazer para aliviar a dor.
a gente não quer só dinheiro,
a gente quer dinheiro e felicidade.
a gente não quer só dinheiro,
a gente quer inteiro e não pela metade.
bebida é água.
comida é pasto.
você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?

ANTUNES, Arnaldo; FROMER, Marcelo & BRITO, Sérgio. “Comida”

TEMA 3

QUE PAÍS É ESSE?

• INSTRUÇÕES

• Leia o texto que segue e DISSERTE sobre os últimos acontecimentos que vem delineando um novo quadro político no Brasil.

TEXTO 1

governo
governa
desgoverno
desgovernado
governadores
ingovernável
ingovernabilidade

Intruções: Escolha um dos temas sugeridos e disserte a seu respeito. Data de entrega: 05/06/2009.

Nenhum comentário: