quinta-feira, 31 de julho de 2008

ESTRUTURA DA REDAÇÃO

Sempre achei que escrever era uma tarefa difícil. Até que me deparei com esta frase de Pablo Neruda: “Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias”.

Na verdade, escrever não é tão simples assim. Por outro lado, a produção textual não é nenhum "bicho de sete cabeças", e sim um "bichinho de 4 parágrafos".

Importa lembrar que discorro acerca da prova de Redação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Nessa instituição, a tarefa do aluno é redigir um texto dissertativo-informativo que tenha, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 25. Sendo assim, não é possível que o texto tenha mais do que 5 parágrafos, se não corre-se o risco de os parágrafos terem menos do que duas frases (o que não é aconselhável).

Devido a isso, recomenda-se que a estrutura desse texto seja: um parágrafo de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão. Agora, vamos ver a redação parágrafo por parágrafo.

INTRODUÇÃO: o primeiro parágrafo destina-se a expor o tema com proficiência. Para isso, deve-se contextualizar o assunto, ou seja, expor o que, onde, quando, como, com quem, qual a importância do assunto, o que implica, entre outros. A tese, neste parágrafo, é facultativa. Já o tema, OBRIGATÓRIO.

DESENVOLVIMENTO: nele, encontram-se os argumentos e as informações que servem para comprovar a tese. Além disso, cabe destacar que, para cada argumento, deve haver um parágrafo. Isso significa que a redação deve ter dois ou três argumentos.

CONCLUSÃO: destina-se a fechar o texto, pode ser um resumo forte e sucinto de tudo aquilo que já fora elucidado. Quando o tema for um problema, além de resumir, também se pode sugerir uma solução. Essa não deve ter ares de profecia.


Tira-dúvidas: edineiafranz@hotmail.com ou no meu orkut: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=15217283784140685056

Nenhum comentário: